6 passos para reduzir custos na sua barbearia

6 passos para reduzir custos na sua barbearia

Analisar as contas de um negócio ao final de cada mês pode ser um pesadelo para muita gente! Muitas vezes, o dono de uma barbearia não sabe nem por onde começar a cortar gastos e já acha que a demissão de funcionários é a melhor saída. Pois bem, não importa se sua barbearia é grande ou pequena, essas dicas vão te ajudar a reduzir os custos:

1. Organização
Coloque tudo no papel ou planilha, não importa. O que interessa aqui é saber as condições atuais do seu negócio. Organize as contas, veja quais estão em dia, quais não estão, se há alguma pendência financeira da sua barbearia.

2. Identificação
Com tudo organizado, é hora de identificar para onde vai o dinheiro. Qual é a média das contas de água e luz? Você tem funcionários? Quanto gasta por mês com o pagamento deles? Lanches, material de escritório, material para trabalhar, produtos, contas de telefone, tudo, absolutamente tudo tem que ser identificado. Você não consegue reduzir nenhum custo se não sabe com o que está gastando, certo?

3. Economia
Agora que você sabe bem para onde vai o quê, é hora de ver onde pode economizar. Suas contas estão altas? Será que você e sua equipe não estão desperdiçando água e gastando muita energia elétrica? A ideia aqui não é virar o carrasco de todo mundo, ou pegar no pé dos funcionários. É incentivar e envolver a equipe na economia. Você pode até argumentar que eliminar gastos desnecessários te dá a chance de investir mais na barbearia, o que é bom para todo mundo!

4. Relacionamento com fornecedores
Se você tem os mesmos fornecedores sempre, pode pedir um desconto e tentar negociar preços melhores. Isso a longo prazo é uma excelente prática. Pense que ao longo de um ano você pode economizar muito em produtos, se souber escolher um bom fornecedor e conseguir negociar os preços com ele.

5. Mantenha bons funcionários
Você pode não se dar conta, mas manter uma boa equipe, alinhada com os valores da sua barbearia é essencial e reduz custo. Já pensou na dor de cabeça de ter que demitir um barbeiro porque ele tratou mal um cliente ou não atendeu às expectativas que você tinha sobre o trabalho dele? Contratar certo é evitar gastos de demissão e recontratação de funcionários, não importa qual função ele tenha na sua barbearia.

6. Acompanhamento

Se você seguiu todas as dicas até aqui, o próximo passo é acompanhar o processo com frequência. Isso porque às vezes seus objetivos podem mudar, algum gasto pode sair ou entrar na conta, ou até mesmo você deseja fazer um investimento na sua barbearia.  Por isso, não adianta fazer e seguir um plano se você não o ‘visita’.  A nossa dica é: deixe suas anotações visíveis, repasse o plano a cada 15 dias ou a cada mês. Pode parecer trabalhoso no início, mas vai garantir que você tenha controle do seu negócio!

Agora que você já sabe que é possível reduzir custos na sua barbearia, que tal fazer com que ela se destaque na concorrência?

Fechar Menu