Redes sociais para barbearia: dicas para o seu pequeno negócio

Redes sociais para barbearia: dicas para o seu pequeno negócio

Se você é dono de uma pequena barbearia, pode pensar que é impossível vencer a grandes concorrentes, ou mesmo se destacar entre os pequenos. Nós já demos várias dicas sobre como fazer o seu negócio sair na frente. E a barbearia Seu Elias, por meio de vários cursos e workshops tem o prazer de incentivar o empreendedorismo e a capacitação da profissão de barbeiro.

Preparamos algumas dicas básicas para quem não está muito familiarizado com o uso profissional das redes sociais. Você vai ver que é bem mais tranquilo do que imaginava e se convencer de que sua barbearia precisa urgentemente estar no mundo da internet.

No Facebook

1. No Brasil, 62 milhões de usuários checam a rede social todo santo dia. Por mês, esse número ultrapassa os 90 milhões. Você precisa estar no Facebook. Mas não esteja de qualquer jeito. Comece criando uma página/ fan page, acrescente tudo o que um possível cliente deve fazer para te achar: endereço completo, telefone, horário de funcionamento e se quiser dar ainda mais informações, diga quais são seus métodos de pagamento.

2. Capriche nas fotos. Não precisa saber usar o photoshop, ou dominar recursos de edição de fotos. Apenas tire fotos boas com o seu celular mesmo, de cortes, barbas, estilos, enfim, use a criatividade! Quanto mais você alimentar o seu perfil com fotos boas de seu trabalho, maior será a probabilidade de alguém curtir a sua página, gerando visibilidade para o seu negócio e atraindo clientela.

3. Falando em curtir, peça todos os seus amigos e parentes e até os clientes para dar aquele like no perfil! Isso vai trazer mais popularidade para a sua página, o que é excelente! Ao alcançar um bom número de curtidas, você pode fazer até promoções interessantes para o seu público.

4. Não ignore reclamações
Ninguém quer que o cliente saia insatisfeito da barbearia, mas a gente sabe que isso pode acontecer. E se acontecer dele reclamar muito no Facebook, é ideal é manter a calma e responder com muita educação, reconhecendo o problema, se for o caso, pedindo desculpas e propondo uma solução. Isso pode virar uma situação ruim a favor do seu negócio!

No Instagram

1. O Instagram ganhou tanta força no Brasil que é impossível ignorá-lo. São 50 milhões de usuários mensalmente ativos e você pode ter certeza de que seus clientes – e concorrentes – também estão lá. Para não ficar para trás, crie um perfil para sua barbearia e comece a postar!

2. Usando as hashtags você pode fazer mais pessoas acharem o seu trabalho. Por exemplo: ao postar uma foto com um corte específico, você pode colocar na legenda #undercut ou #cortemilitar. Assim, todas as pessoas que procurarem esse termo no Instagram podem ver a sua foto.
3. O recurso Stories no Instagram ainda divide opiniões: tem gente que acha bobeira, tem gente que erra a mão e posta demais. Entretanto, com a dose certa, você pode explorar a ferramenta mostrando mais detalhes de um corte, estilo de barba ou até dicas de produtos para finalizar o cabelo, por exemplo.
4. Assim como no Facebook, as dicas para fotos no Instagram são praticamente as mesmas. Tenha cuidado para que elas sejam claras, com detalhes importantes de um corte. Avalie se o seu cliente ia gostar de ver aquela foto!

5. Conseguindo seguidores: siga seus clientes e peça para que eles sigam você de volta. Se possível, promova sorteios pela rede social e crie um conteúdo bacana e relevante para a sua clientela. Você também pode seguir profissionais famosos do ramo, tendências do mercado, e até dar uma espiada no que a concorrência anda fazendo nas redes sociais.

Dica que vale para as duas redes:

Seja consistente. Não adianta nada postar uma foto hoje e outra daqui duas semanas. O público perde o interesse. Da mesma maneira, não poste tudo de uma vez, enchendo a paciência dos seguidores. O ideal é publicar nas duas redes uma vez por dia, o suficiente para ser lembrado!
Com essas dicas você tem o essencial para começar as atividades da sua barbearia no universo online! Se você já adota essas e outras práticas, conta pra gente!

Fechar Menu